Autoatendimento no WhatsApp

Autoatendimento no WhatsApp

Quando o assunto é atendimento, o uso do chatbot (Autoatendimento) pode ampliar a experiência do cliente, de maneira que ele possa solucionar dúvidas, necessidades de suporte e ser atendido por sua empresa 24 horas por dia nos 7 dias da semana com um custo baixo e um benefício claro para o cliente e sua empresa.

Além disso, ao usar o chatbot para atendimento sua empresa pode utilizar os atendentes humanos para práticas mais estratégicas do negócio, automatizando tarefas da área que são repetitivas.

O atendimento por chatbot não vai substituir o atendimento humano, ao contrário, uma equipe de atendimento moderna e eficiente é aquela em que ferramentas e softwares agem em conjunto com atendentes bem treinados.

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Recomendações e sugestões

Autoatendimento WhatsApp

Quem não gosta de receber dicas dos amigos sobre produtos, serviços, opções de entretenimento, restaurantes, lojas, etc.? O que é chatbot também pode ser usado para isso!

Ao fazer recomendações e sugerir novos itens de acordo com a preferência de cada cliente, o chatbot reforça a relação com a marca e dá ao consumidor a ideia de um diálogo, melhorando o engajamento do público.

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Reservas e pedidos

Já é possível realizar pedidos de pizzas e até solicitar um Uber utilizando um chatbot.

Ao mesmo tempo, as reservas e os agendamentos se tornam mais rápidos e automatizados com o uso desses softwares de comunicação.

Além disso, com o chatbot para atendimento sua empresa fica à disposição do cliente ininterruptamente.

Ou seja, em vez de ter que esperar para ligar para o consultório, restaurante ou outro comércio em um horário determinado, o cliente pode fazer sua reserva quando preferir.

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Realização de pesquisas

Quem nunca abandonou um formulário de pesquisa pela metade? Realmente é difícil chegar ao fim de tantas perguntas sem se cansar.

Com o desenvolvimento de chatbot, porém, esse processo pode se tornar muito mais dinâmico. Assim, fica mais fácil para a empresa realizar pesquisas e coletar opiniões dos usuários.

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Tudo pode ser resolvido com chatbots?

Agora você sabe o que é chatbot, como funciona um chatbot com inteligência artificial e já viu várias possibilidades de uso de chatbot para empresas.

Embora os chatbots sejam parte de uma grande solução futura, ainda temos muitos desafios à frente, por exemplo:

  • processamento de linguagem natural;
  • desenvolvimento da inteligência artificial nos chatbots;
  • experiência complementar, etc.

Além disso, ao mesmo tempo em que existem várias coisas que podem ser resolvidas com o que é chatbot, também existem várias outras que não podem. Alguns exemplos mais claros sobre isso:

  • Quer saber qual o limite disponível na sua conta do seu cartão virtual?
  • Um chatbot pode te responder;
  • Quer saber quanto você gastou comprando milk-shake no mês passado? Um chatbot pode te responder;
  • Quer saber porque você foi cobrado 2x numa compra? Um chatbot não pode te responder, mas ele pode te alertar e uma pessoa pode te explicar melhor.
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Vantagens do chatbot: porque inserir em sua estratégia?

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O Gartner prevê que, até 2020, mais de 85% das interações com os clientes serão tratadas sem humanos. Isso mostra que tudo o que falamos até aqui sobre chatbot já é extremamente relevante para qualquer negócio.

No vídeo abaixo a empresa Take Blip apresenta como os chatbots já são relevantes nos negócios, principalmente no que tange a relação entre empresa e cliente. Antes de continuar a conhecer as vantagens do chatbot para empresas vale conferir essa análise global.

Por que uma empresa precisa de chatbots?

Uma pesquisa realizada pela Salesforce apontou que 80% dos clientes acreditam que a experiência que vivem com uma empresa é tão importante quanto seus produtos e serviços.

Os chatbots para empresas são formas de melhorar essa experiência e oferecer atendimento e soluções rápidas para necessidades e problemas de consumidores e prospects. Além disso, uma empresa pode se beneficiar de diferentes maneiras, ao adotar os bots em seus setores.

Otimização de processos

Os chatbots para negócios permitem que você e sua equipe possam parar de resolver tarefas repetitivas – como enviar a segunda via da conta de luz para um cliente que solicitar – e passem a dedicar tempo para criar novas formas de relacionamento, estratégias de fidelização e por aí vai!

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Clientes satisfeitos

Além de tornar a equipe mais estratégica, com chatbot para empresa você aumenta a velocidade de atendimento, melhorando a experiência do cliente com sua marca, o que amplia a satisfação dele com sua empresa. Um cliente satisfeito é um cliente fiel!

Escalabilidade de atendimento

Um outro fator positivo para o uso do chatbot é a escalabilidade do atendimento, afinal, ao contrário dos humanos, que só podem se comunicar com uma pessoa e cada vez, os bots podem conversar simultaneamente com milhares de pessoas.

Redução de custo

Em conjunto com a escalabilidade vem a redução de custo. Com os chatbots não é necessário manter uma equipe de atendimento fixa todo o tempo. Seu negócio é capaz de oferecer atendimento a milhares de pessoas, 24 horas por dia nos 7 dias da semana, a um custo menor do que o previsto com pessoal.

Canal de vendas alternativo

Como mostramos acima, os tipos de chatbot variam e podem incluir bots para venda. Criar um canal de venda que leva sua marca até o celular de um cliente, é uma vantagem difícil de refutar.

Vantagens do chatbot para os clientes

Um estudo recente mostra que 70% das pessoas preferem se relacionar por meio de mensagens de texto (SMS ou chatbots) do que por chamadas telefônicas. É provável que você faça parte desse grupo de pessoas, pelo menos quando o assunto é a interação com empresas.

Além de uma questão comportamental do mundo atual, é fato que a facilidade de obter respostas às suas demandas de maneira imediata e a qualquer momento, 24 horas por dia nos 7 da semana, também reforçam o time de vantagens que os clientes têm ao se relacionar com uma empresa que utiliza chatbots em suas ações de marketing, vendas e atendimento.

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Para os clientes,então, alguns dos benefícios que podem ser listados rapidamente são:

  • redução do tempo de espera para atendimento e suporte;
  • solução eficiente de casos de suporte;
  • redução do tempo de espera.

Quer mais informações, entre em contato! Clique aqui.

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