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Análise do site: veja como identificar pontos de melhorias.
Para qualquer empresa, nos dias de hoje, ter um site atrativo e funcional é um ponto básico. O endereço eletrônico é um dos fatores que credenciam bons negócios e, mais do que isso, auxiliam na captação de novos clientes.
Mas nem sempre ter um site significa aproveitá-lo bem. Muitas vezes, é necessário corrigir erros e aparar algumas arestas, sempre com o objetivo de se posicionar melhor nos mecanismos de busca.
No post de hoje, vamos falar tudo sobre a análise do site. Quer saber mais? Então continue lendo!
O que é a análise do site
Sem dúvidas, o principal canal de divulgação de negócios é o Google. Toda empresa que possui um site sempre tem o mesmo objetivo em mente: estar nas primeiras páginas das principais buscas do seu setor de atuação.
O que muita gente não sabe é como funciona o algoritmo do Google, que dá sempre os resultados mais precisos em uma busca. Quantas vezes você precisou passar da primeira página do Google para encontrar o que precisava? Pouquíssimas, não? É exatamente por isso que estar entre os primeiros resultados é tão essencial!
Análise do site: veja como identificar pontos de melhorias.
Esse algoritmo analisa uma série de pontos e características do site. Principalmente aquelas ligadas ao conteúdo que é publicado, levando em consideração as estratégias de SEO (Search Engine Optimization – ou Otimização dos Mecanismos de Busca).
A correta aplicação dessas estratégias é essencial para que o Google entenda o seu conteúdo como relevante, exibindo-o nas buscas que melhor se adequarem a ele. Isso inclui tanto as páginas do site como um todo quanto os posts do blog, os quais têm extrema relevância para o assunto.
Para entender como esse SEO está sendo aplicado, é possível contar com o auxílio de algumas ferramentas de análise, as quais escaneiam o site em busca de possíveis gargalos e problemas de conteúdo.
É importante fazer essas análises com uma certa frequência, tanto para se atualizar com relação aos seus possíveis erros quanto para verificar se o site está de acordo com os padrões atuais do Google (sim, o algoritmo muda de tempos em tempos).
Além de tudo, o site é funciona, muitas vezes, como o primeiro contato entre você e o seu cliente. Por isso, além de atender às expectativas do Google, é crucial que a sua página ofereça ao seu cliente uma experiência incrível ao navegar por ele.
O que analisar em um site
Agora que você já sabe a importância de realizar a análise do site com frequência, é hora de entender quais os aspectos que devem ser levados em conta:
Otimização de SEO
Como citamos anteriormente, as estratégias de SEO precisam ser aplicadas com cuidado e atenção. É preciso ter solidez nesse ponto, buscando produzir conteúdos de qualidade e que estejam dentro da sua área de atuação.
Análise do site: veja como identificar pontos de melhorias.
Não basta escrever qualquer coisa sobre qualquer assunto na esperança de aparecer em mais buscas. É fundamental entregar para os usuários do seu site uma experiência coesa e especializada sobre os tópicos que você escolher abordar. Isso sem falar no uso correto de palavras-chave de relevância, ligadas às principais pesquisas feitas pelo seu público-alvo.
Velocidade de carregamento
Em um cenário no qual as pessoas dispõem de pouco tempo e têm muita pressa, é essencial que o seu site seja leve e rápido. Um site que demora mais de 5 segundos para carregar por completo deixa os usuários frustrados e impacientes, aumentando as chances de abandono da navegação. E isso é péssimo para o seu negócio, uma vez que o tempo de permanência no site e a velocidade de carregamento são aspectos importantíssimos para o Google.
Usabilidade
Até que ponto o seu site é fácil de ser navegado? A usabilidade diz respeito à experiência do usuário ao navegar em suas páginas. Linguagem simples e objetiva, além de um posicionamento claro dos botões e menus são fatores que fazem com que um site tenha uma boa usabilidade.
Isso sem contar que, levando em consideração o uso maciço de smartphones e outros dispositivos mobile, é praticamente uma obrigação de todo site ser otimizado para esses tipos de plataforma.
Pontos de conversão
Em sites de empresas e negócios, a taxa de conversão é um aspecto importante na análise do desempenho de um site. Ela é uma métrica que pode ser medida como a quantidade de ações específicas por visitante do site.
Imagine que você estabeleça o objetivo de um envio de pedido de orçamento por parte do usuário. Sua taxa de conversão seria, então, a razão entre o número de visitantes e a quantidade daqueles que satisfizeram seu objetivo de receber um pedido.
Ela pode ser calculada em toda e qualquer etapa do funil de vendas, ajudando a diagnosticar os possíveis gargalos e apontando os níveis que precisam de maior atenção.
Fonte: Partners Com